segunda-feira, 4 de maio de 2009
domingo, 3 de maio de 2009
quarta-feira, 29 de abril de 2009
DEPOIMENTO DAS SUPERVISORAS
A formação dos GDPs foi de grande valia para nossa escola; contribuindo de forma significativa com aprendizagem e crescimento dos profissionais e alunos.
As atividades realizadas pelos grupos recebem o acompanhamento das supervisoras, normalmente dentro do cronograma estabelecido pela equipe administrativa e pedagógica e de professores; através de reuniões, atendimento individual, acompanhamento das atividades em sala de aula.
Todas as atividades foram realizadas com muito empenho e dedicação, especialmente a última (GDP INOVAÇÃO), no laboratório de informática em que os alunos pesquisaram sobre o tema trabalhado em sala de aula, dentro de todos os conteúdos dos 6º anos e os 1º anos do Ensino Médio.
Nós, como especialistas, acompanhamos o trabalho dos professores e sentimos o quanto foi prazeroso e enriquecedor para todos os envolvidos.
Sem dúvida a formação continuada propicia aos profissionais, criatividades em sala de aula para a melhoria do aprendizado.
Ana Lúcia Borges
Ana Maria Mariano
Edna Martins Silva
Maria Inês Rosa da Silva
Sandra Borges
A formação dos GDPs foi de grande valia para nossa escola; contribuindo de forma significativa com aprendizagem e crescimento dos profissionais e alunos.
As atividades realizadas pelos grupos recebem o acompanhamento das supervisoras, normalmente dentro do cronograma estabelecido pela equipe administrativa e pedagógica e de professores; através de reuniões, atendimento individual, acompanhamento das atividades em sala de aula.
Todas as atividades foram realizadas com muito empenho e dedicação, especialmente a última (GDP INOVAÇÃO), no laboratório de informática em que os alunos pesquisaram sobre o tema trabalhado em sala de aula, dentro de todos os conteúdos dos 6º anos e os 1º anos do Ensino Médio.
Nós, como especialistas, acompanhamos o trabalho dos professores e sentimos o quanto foi prazeroso e enriquecedor para todos os envolvidos.
Sem dúvida a formação continuada propicia aos profissionais, criatividades em sala de aula para a melhoria do aprendizado.
Ana Lúcia Borges
Ana Maria Mariano
Edna Martins Silva
Maria Inês Rosa da Silva
Sandra Borges
Depoimento de uma Mãe de aluno
A tecnologia na escola é de suma importância, pois desperta o interesse e a criatividade do aluno. Além do mais, há um avanço muito grande no mundo tecnológico. Se a escola, que é responsável na formação de nossos filhos, não acompanhar, eles não terão condições de competir no mercado de trabalho. Em tudo hoje, dependemos de tecnologia, pois todos querem descobrir e experimentar algo novo.
Antes, essa tecnologia era limitada a alguns, mas acho importante essa expansão que vem sendo utilizada nas escolas da rede pública, dando oportunidade a vários alunos de entrarem em um mercado competitivo. Muitas vezes, nós pais não temos condições de inserir nossos filhos nesse processo de avanço que se exige teorias e práticas comprovadas para o ingresso nesse mercado de competição e novidades.
Nisso penso que a escola Rotary desempenha bem o seu papel e o projeto do GDP INOVAÇÃO veio enriquecer mais ainda esse trabalho.
Edina Pereira Lima Neves – mãe da aluna Ana Laura – 1º 2
A tecnologia na escola é de suma importância, pois desperta o interesse e a criatividade do aluno. Além do mais, há um avanço muito grande no mundo tecnológico. Se a escola, que é responsável na formação de nossos filhos, não acompanhar, eles não terão condições de competir no mercado de trabalho. Em tudo hoje, dependemos de tecnologia, pois todos querem descobrir e experimentar algo novo.
Antes, essa tecnologia era limitada a alguns, mas acho importante essa expansão que vem sendo utilizada nas escolas da rede pública, dando oportunidade a vários alunos de entrarem em um mercado competitivo. Muitas vezes, nós pais não temos condições de inserir nossos filhos nesse processo de avanço que se exige teorias e práticas comprovadas para o ingresso nesse mercado de competição e novidades.
Nisso penso que a escola Rotary desempenha bem o seu papel e o projeto do GDP INOVAÇÃO veio enriquecer mais ainda esse trabalho.
Edina Pereira Lima Neves – mãe da aluna Ana Laura – 1º 2
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA – Influência dos Dialetos Africanos na Língua Portuguesa
Estudar a cultura africana é sempre enriquecedor. Participar do projeto do GDP não poderia ser diferente. Sou professora da Língua Portuguesa e trabalhei com os alunos do 1º ano do ensino médio as palavras que usamos que têm origem africana. O assunto foi bem recebido e a pesquisa foi ampla. Usamos a internet, vários sites foram acessados e quantas palavras encontradas! Os alunos se admiraram com a quantidade encontrada. Além de trabalharem bastante a pesquisa pela rede, também puderam trabalhar ortografia e verificar a importância da cultura africana na nossa.
Maria de Fátima Ferrão Morgado - Professora de Língua Portuguesa
Achamos que é muito importante estudar a influência da “língua africana” no Brasil, porque, de certa forma, ela faz parte da cultura brasileira. E nossa língua é muito influenciada por ela.
Além disso, a pesquisa no laboratório de informática é bem mais interessante! Estamos gostando muito desse projeto.
Ana Flávia Camargo e Daniela Lima Martins 1º 4
Nós achamos que as palavras de origem africana têm muita influência. É importante descobrir a origem das palavras e suas histórias.Dayane Rodrigues 1º1
Estudar a cultura africana é sempre enriquecedor. Participar do projeto do GDP não poderia ser diferente. Sou professora da Língua Portuguesa e trabalhei com os alunos do 1º ano do ensino médio as palavras que usamos que têm origem africana. O assunto foi bem recebido e a pesquisa foi ampla. Usamos a internet, vários sites foram acessados e quantas palavras encontradas! Os alunos se admiraram com a quantidade encontrada. Além de trabalharem bastante a pesquisa pela rede, também puderam trabalhar ortografia e verificar a importância da cultura africana na nossa.
Maria de Fátima Ferrão Morgado - Professora de Língua Portuguesa
Achamos que é muito importante estudar a influência da “língua africana” no Brasil, porque, de certa forma, ela faz parte da cultura brasileira. E nossa língua é muito influenciada por ela.
Além disso, a pesquisa no laboratório de informática é bem mais interessante! Estamos gostando muito desse projeto.
Ana Flávia Camargo e Daniela Lima Martins 1º 4
Nós achamos que as palavras de origem africana têm muita influência. É importante descobrir a origem das palavras e suas histórias.Dayane Rodrigues 1º1
(AULA DE HISTÓRIA – Formas de Resistência à Escravidão)
Com a tecnologia ao alcance de todos os alunos, o interesse por estudar aumenta cada vez mais, pois esse interesse por fazer um trabalho legal nos leva além dos nossos horizontes, pois quando pesquisamos em livros, achamos somente o essencial, mas na Internet encontramos curiosidades que podem ser adicionadas ao trabalho, reportagens, pesquisas, enfim, várias opções nos são dadas para que assim possamos executar um trabalho com total aperfeiçoamento, aumentando também os nossos conhecimentos, pois a leitura, a interpretação de textos e o raciocínio são cobrados de nós no momento da pesquisa, pois são tantas informações que temos que ler uma a uma. Não é só abrir um site e ir copiando o que se encontrou.
Porém, o que mais nos interessa nesse trabalho é o fato de que ele abre oportunidades iguais para todos os alunos, até mesmo para os que não tem nenhum conhecimento sobre computador ou acesso à Internet. Assim, além de pesquisar, eles aprendem a se interessar mais e ir além de seus limites, tornando-se invencíveis!
Beatriz, Robson, Priscila, Layara e Max – 1º 1 – Professora Angelita (História)
Como professora de História , trabalhei o tema “Formas de Resistências à Escravidão”. Usamos o laboratório de informática e também os computadores da Biblioteca. A pesquisa foi dirigida e percebi o quanto o interesse dos alunos foi maior , pois eles conseguiram chegar ao tema de uma maneira mais rápida e produtiva.
A clientela da escola é composta por alunos em sua maioria carentes e que por isso não têm acesso à tecnologia digital em casa. Desenvolvendo o trabalho em sala de aula e disponibilizando a pesquisa extra-classe na biblioteca, possibilita o acesso igualitário a todos os alunos.
Com o projeto do GDP “INOVAÇÃO” , também nós professores conseguimos nos capacitar para melhor trabalharmos esta inclusão em sala de aula, aproveitando o interesse dos alunos para gerar uma melhoria na aprendizagem.
Angelita Resende – Professora de História
Com a tecnologia ao alcance de todos os alunos, o interesse por estudar aumenta cada vez mais, pois esse interesse por fazer um trabalho legal nos leva além dos nossos horizontes, pois quando pesquisamos em livros, achamos somente o essencial, mas na Internet encontramos curiosidades que podem ser adicionadas ao trabalho, reportagens, pesquisas, enfim, várias opções nos são dadas para que assim possamos executar um trabalho com total aperfeiçoamento, aumentando também os nossos conhecimentos, pois a leitura, a interpretação de textos e o raciocínio são cobrados de nós no momento da pesquisa, pois são tantas informações que temos que ler uma a uma. Não é só abrir um site e ir copiando o que se encontrou.
Porém, o que mais nos interessa nesse trabalho é o fato de que ele abre oportunidades iguais para todos os alunos, até mesmo para os que não tem nenhum conhecimento sobre computador ou acesso à Internet. Assim, além de pesquisar, eles aprendem a se interessar mais e ir além de seus limites, tornando-se invencíveis!
Beatriz, Robson, Priscila, Layara e Max – 1º 1 – Professora Angelita (História)
Como professora de História , trabalhei o tema “Formas de Resistências à Escravidão”. Usamos o laboratório de informática e também os computadores da Biblioteca. A pesquisa foi dirigida e percebi o quanto o interesse dos alunos foi maior , pois eles conseguiram chegar ao tema de uma maneira mais rápida e produtiva.
A clientela da escola é composta por alunos em sua maioria carentes e que por isso não têm acesso à tecnologia digital em casa. Desenvolvendo o trabalho em sala de aula e disponibilizando a pesquisa extra-classe na biblioteca, possibilita o acesso igualitário a todos os alunos.
Com o projeto do GDP “INOVAÇÃO” , também nós professores conseguimos nos capacitar para melhor trabalharmos esta inclusão em sala de aula, aproveitando o interesse dos alunos para gerar uma melhoria na aprendizagem.
Angelita Resende – Professora de História
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